sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Porque, por que... na música popular brasileira

Música popular também possibilita o estudo da Língua Portuguesa.








Música popular também possibilita o estudo da Língua Portuguesa.

Observe o uso do "porquê" e o "pra quê".

Acentuados porque: o "porquê" está no representanto um substantivo, e o "pra quê" está encerrando a frase, isto é, vem seguido por um ponto final.



Tem Que Ser Você.
Victor e Léo
Composição: Victor Chaves

Um dia seus pés vão me levar
Onde as minhas mãos não podem chegar
Me leva onde você for
Estarei muito só sem o seu amor

Agora é a hora de dizer
Que hoje eu te amo
Não vou negar
Que outra pessoa não servirá

Tem que ser você
Sem porquê, sem pra quê.
Tem que ser você
Sem ser necessário entender

ahh...
uhh...

Me leva onde você for
Estarei muito só sem o seu amor

Agora é a hora de dizer (de dizer... eh..)
Que hoje eu te amo
Não vou negar
Que outra pessoa não servirá

Tem que ser você
Sem porquê, sem pra quê.
Tem que ser você
Sem ser necessário entender

Que hoje eu te amo
Não vou negar
Que outra pessoa não servirá

Tem que ser você
Sem porquê, sem pra quê.
Tem que ser você
Sem ser necessário entender.



O "porque" junto é usado em resposta, isto é, quem está falando, a primeira pessoa do discurso, sabe a resposta do porquê.

O "por que" separado é usado em perguntas, em interrogações, sejam elas diretas, ou indiretas. Mesmo que não haja um ponto de interrogação, pode haver um questionamento, uma pergunta.

Exemplos de uso do "por que" sepado.

Não sei por que as crianças estão inquietas hoje.
Por que as crianças estão inquietas hoje?

Porém, havendo o ponto de interrogação, é obrigatório que seja "por que" sepado. E no caso de o "por que" ser a última palavra da frase, vir seguido por um ponto ( . , ?, !) que encerre a frase, deverá ser acentuado.

As crianças estão inquieta hoje por quê?
Porque estão pensando no passeio de amanhã.

Então a resposta para a pergunta, que você mesmo já descobriu e deixou lá no comentário, é:
Por que tão sério?

Nenhum comentário:

Postar um comentário