sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Jogo de Memória

Jogo da memória diferente para português, geografia, história...

Se você é professor de português também pode fazer um jogo da memória diferente, mas em lugar das figuras pode colocar apenas palavras.
Imprima as palavras que quer trabalhar e também sua classe gramatical correspondente.
Se colocou de um lado 4 verbos na lista, de outro lado sua lista também deve ter 4 vezes a palavra verbo. Para cada palavra deve haver uma carta com sua classe gramatical correspondente.
Depois corte quadrados de papel cartão de 7 X 7 cm e cole uma palavra em cada quadrado, igualmente com as classes gramaticais. Cole do lado que não é colorido.Para jogar divida a classe em grupos e peça a cada grupo que escolha 1 ou 2 representantes, se tiver bastante tempo você pode pedir que estabeleçam a ordem na qual cada aluno irá jogar.
Coloque as cartas embaralhadas com as palavras para baixo e parte colorida para cima, em colunas. Cada aluno em sua vez irá virar 2 cartas, se conseguir virar uma palavra e sua classe gramatical correspondente retira as 2 cartas do jogo, fica com elas e tenta de novo, virando outras 2 cartas. Quando erra o aluno simplesmente vira as cartas para baixo de novo e não as tira do lugar.
Quando terminarem todas as cartas termina a rodada, ganha o aluno que tiver mais cartas e seu grupo ganha um ponto. Comece de novo com outros alunos, embaralhando as cartas de novo e colocando-as em colunas com as palavras viradas para baixo.

Você também pode usar isso para trabalhar literatura, coloca de um lado os nomes dos livros e de outro o nome de seus autores ou a qual período o livro pertence, por exemplo.Usando a criatividade também pode ser usado em aulas de geografia (associando países ou estados com suas capitais, por exemplo), em história (associando acontecimentos a datas, por exemplo) ou qualquer outra matéria. Em matemática pode-se associar uma operação ao seu resultado ou qualquer outra coisa que você queira trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário