sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Como produzir um bom texto

Não importa muito o objetivo do texto, o essencial é que ele seja compreendido pelo leitor. Claro que cada tipo de texto tem suas especificações, mas trataremos aqui do texto de um modo geral, como simples objeto de comunicação. Listarei algumas regrinhas básicas, que poderão ser úteis principalmente para os “blogueiros” de plantão.

1- Escreva sobre assuntos que você domine, ou pelo menos, goste muito. Pois certamente você terá um vocabulário mais vasto para utilizar.

2- Evite ficar repetindo palavras. Isso deixa o texto cansativo.

3- Não use palavras das quais você não tenha certeza do significado. Já vi por aí, “luxúria”, que tem significação sensual, no lugar de “luxuosa”, que se refere a luxo. Percebeu como palavras parecidas podem ter significados totalmente diferentes? Na dúvida, use o Google.

4- Evite erros de grafia e também erros berrantes de concordância. Para os erros de grafia o Google, novamente, pode ser de grande ajuda, já para os de concordância, vai ter de estudar um pouco e ler bastante, não há outra forma de resolver.

5- Se a intenção não é escrever um romance, prefira textos curtos e topicalizados. Assim o leitor pode achar mais facilmente o ponto que desperte interesse, e não abandonará a leitura nas primeiras linhas.

6- Na fala nos temos respiração, entonação, pausas e uma infinidade de acessórios que nos ajudam a transmitir o que desejamos de fato dizer. Na comunicação escrita, a pontuação é muito importante, uma vírgula ou um ponto fora do lugar pode mudar todo o significado do que se está querendo expressar.

7- Caso não esteja escrevendo um texto poético, seja o mais objetivo possível. Procure dar clareza ao seu texto. Vá direto ao ponto.

8- Evite frases ambíguas, que dêem margem a mal entendidos. A pontuação e a escolha das palavras são essenciais para que suas idéias sejam entendidas com clareza.

9- Cuidado com o corretor do Word. Ele não entende de semântica (significação das palavras). Não é rara a sugestão de correções de concordância absurdas. Aconteceu comigo agora mesmo no tópico acima. O Word me sugeriu corrigir “que dêem margem a mal entendidos” para “que dêem margem a mal entendidAs”.

10- Finalmente , a acentuação. O Word também não é muito prático no auxílio da correção de colocação dos acentos, pois há palavras que são corretas e acentuadas de maneiras diversas. Procurem acentuar corretamente. Um acento no lugar errado pode mudar o sentido do que você deseja falar. O acento muda inclusive a classe gramatical de uma palavra. Então, novamente, leiam e estudem um pouco. Por exemplo:

sábia = substantivo - pessoa que sabe muito
sabia = verbo saber no pretérito.
sabiá = substantivo - passarinho
fábrica = substantivo – local onde se fabrica algo.
fabrica = verbo, ato de fabricar algo.

No mais, é ter bom senso. Releia sempre o que escreve, tente ser o mais imparcial possível, corrija o próprio texto e recorra ao dicionário sempre que precisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário